quinta-feira, 15 de maio de 2014

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PROJETO CIÊNCIAS & AMBIENTE/2014:


Investigação ecopedagógica da estrutura populacional de Pinus elliottis e sustentabilidade do Pq. Mun. Luiz H. Roessler, NH.*

*Júlio Konrath (Prof. Ciências da Natureza/Coletivo educador ambiental de NH)
Alunos do 7o ano fundamental E.M.E.F. Eugenio Ritzel
Coord. Pq.Mun.Luiz Henrique Roessler


O Parque Municipal Luiz Henrique Roessler, o Parcão de Novo Hamburgo, está inserido na história da cidade, por se localizar em parte das terras de um dos fundadores do município, o comerciante João Pedro Schmitt. Dessa maneira, a área possui, além de seu valor ambiental, um valor histórico para a população. Segundo relatos de antigos moradores da região, as primeiras mudas de Pinus foram introduzidas intencionalmente pelos antigos proprietários do local no final da década de 80. Atualmente, já existem dezenas de árvores adultas reprodutivas com mais de 50,0 cm de circunferência e inúmeras plântulas jovens dessa espécie invasora na área.

Não é pretensão deste projeto de iniciação científica contribuir para erradicação dessa planta exótica invasora no parque, mas instrumentalizar a aprendizagem de conceitos ecológicos fundamentais, porém tão pouco compreendidos atualmente como sustentabilidade ecológica. Ao mesmo tempo, desenvolver sentidos e vivências muito pouco explorados no espaço da sala de aula por estudantes de nível fundamental da megacidade contemporânea e contribuir com a produção de informações cientificas de longo prazo sobre  possiblidades de manejo dessa unidade de conservação.

Disciplinas envolvidas: Ciências da natureza e Educação ambiental

Objetivo: oportunizar o engajamento desses estudantes em ações de investigação científica, num espaço seminatural relativamente preservado do ambiente urbano de Novo Hamburgo; e, instrumentalizar a aprendizagem dos conceitos científicos essenciais para efetivação da cidadania planetária preconizada pela Carta da Terra (ONU, 2000), tais como: - unidades de conservação da natureza e - sustentabilidade ecológica.

Metodologia de trabalho: encontros semanais na escola (pesquisa de gabinete) e saídas  quinzenais (de estudo  e  pesquisa de campo); registro mensal das ações desenvolvidas em um diário de bordo; produção escrita de um relatório de pesquisa;

* Atenção: mutirão de manejo do Pinus com turmas dos sétimos anos em julho!



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