PROJETO CIÊNCIAS & AMBIENTE/2014:
Investigação
ecopedagógica da estrutura populacional de Pinus
elliottis e
sustentabilidade do Pq. Mun. Luiz H. Roessler, NH.*
*Júlio
Konrath (Prof.
Ciências da Natureza/Coletivo educador ambiental de NH)
Alunos
do 7o
ano fundamental E.M.E.F. Eugenio Ritzel
Coord.
Pq.Mun.Luiz Henrique Roessler
O
Parque
Municipal Luiz Henrique Roessler,
o Parcão de Novo Hamburgo, está inserido na história da cidade,
por se localizar em parte das terras de um dos fundadores do
município, o comerciante João Pedro Schmitt. Dessa maneira, a área
possui, além de seu valor ambiental, um valor histórico para a
população. Segundo relatos de antigos moradores da região, as
primeiras mudas de Pinus
foram introduzidas intencionalmente pelos antigos proprietários do
local no final da década de 80. Atualmente, já existem dezenas de
árvores adultas reprodutivas com mais de 50,0 cm de circunferência
e inúmeras plântulas jovens dessa espécie invasora na área.
Não
é pretensão deste projeto de iniciação científica
contribuir
para erradicação dessa planta exótica invasora no parque, mas
instrumentalizar a aprendizagem de conceitos ecológicos
fundamentais, porém tão pouco compreendidos atualmente como
sustentabilidade
ecológica.
Ao
mesmo tempo, desenvolver sentidos e vivências muito pouco explorados
no espaço da sala de aula por estudantes de nível fundamental da
megacidade
contemporânea
e contribuir com a produção de informações cientificas de longo
prazo sobre
possiblidades de manejo dessa unidade de conservação.
Disciplinas
envolvidas: Ciências da
natureza e Educação ambiental
Objetivo:
oportunizar o engajamento desses
estudantes em ações de investigação científica, num espaço
seminatural relativamente preservado do ambiente urbano de Novo
Hamburgo; e, instrumentalizar a aprendizagem dos conceitos
científicos
essenciais para
efetivação da cidadania planetária preconizada pela Carta da
Terra (ONU, 2000), tais como: - unidades
de conservação da natureza
e - sustentabilidade
ecológica.
Metodologia de
trabalho: encontros semanais na
escola (pesquisa de gabinete) e saídas quinzenais
(de estudo e pesquisa de campo); registro mensal das ações
desenvolvidas em um diário de bordo; produção escrita de um
relatório de pesquisa;
* Atenção: mutirão de manejo do Pinus com turmas dos sétimos anos em julho!
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